A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título de crédito de renda fixa que tem como lastro financiamentos imobiliários garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária de imóvel. Este ativo é utilizado como instrumento de captação das instituições financeiras (ex.: banco múltiplo, Caixa Econômica Federal, companhias hipotecárias, etc.) para financiar o setor imobiliário. A LCI é uma opção interessante para quem busca investimentos em renda fixa, pois oferece uma rentabilidade superior à poupança e é isenta de Imposto de Renda. Além disso, a LCI conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura ao investidor o reembolso de até R$ 250.000,00 por instituição financeira, em caso de quebra da mesma.
Para investir em LCI, é preciso escolher uma instituição financeira que emita esse tipo de título. O prazo para fazer um investimento em LCI é estabelecido pela instituição financeira que emite o título. Cada uma é livre para determinar suas regras e o rendimento dessas aplicações. Existem hoje no mercado LCIs com prazo mínimo de investimento de 3 meses. Mas é possível encontrar vencimentos de até 5 anos. Os rendimentos da LCI são definidos com base nas duas modalidades de investimento: a prefixada e a pós-fixada. No caso da taxa prefixada, o título garante rendimentos fixos. Como no ato do investimento a taxa já está estabelecida, o investidor saberá exatamente qual será o valor total resgatado no dia do vencimento da LCI. Já na taxa pós-fixada, a remuneração está atrelada a algum indicador, geralmente a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou o índice Selic.
A LCI é considerada um investimento de baixo risco e é indicada para quem tem perfil conservador a mo
derado e pode deixar o dinheiro aplicado por mais tempo. Ela é uma
opção interessante para quem busca diversificar a carteira de investimentos e obter uma rentabilidade superior à poupança. No entanto, é importante verificar a solidez e a avaliação
da instituição financeira emissora, bem como as taxas de juros oferecidas.
0 Comentários